Há pouco mais de um ano, São José dos Campos aderiu ao SNE (Sistema de Notificação Eletrônica), serviço que integra as notificações provenientes de rodovias federais, além das estaduais e municipais, cujos órgãos tenham aderido à ferramenta. São José é a única cidade do Estado de São Paulo a disponibilizar esse serviço para o cidadão.

O diferencial do sistema é que ele permite o pagamento de multa – registrada na cidade – com desconto de 40%. Um balanço feito pela Secretaria de Mobilidade Urbana, com dados do SNE, mostra que de 4 de abril de 2018 – data que São José aderiu ao sistema – até 4 de abril deste ano, 5.807 veículos foram registrados no sistema e juntos somaram 9.396 infrações.

Desse total, 4.036 foram pagas com os 40%, 28 com desconto de 20% e 812 sem desconto. O SNE foi criado pela empresa Serpro (responsável pelo processamento de multas na cidade), a pedido do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Órgãos de dezenove estados do país aderiram ao sistema (veja a lista).

Como funciona

Os motoristas que aderiram ao SNE podem obter 40% de desconto no pagamento de multas de trânsito, desde que não recorram e respeitem os prazos de pagamento. Normalmente, todas as multas, independente do SNE, permitem 20% de desconto para pagamento antes do vencimento.

Ao cadastrar o veículo, o condutor recebe a notificação pelo celular e pode solicitar o pagamento com 40% de desconto.

O aplicativo SNE Denatran está disponível para celulares Android e IOS. Nele também é possível baixar o formulário para fazer a indicação do condutor.

Além das lojas dos sistemas operacionais, o SNE Denatran está disponível para download na página de aplicativos para celular da Prefeitura e também pode ser acessado pelo site do sistema, o que dispensa o download.

Pagamento

Os terminais de autoatendimento do Banco do Brasil estão aptos a receber o pagamento de multas via cartão de débito de qualquer banco. Para usufruir do serviço, não é necessário ser cliente do Banco do Brasil.

Basta o munícipe inserir o cartão de débito no terminal, informar o código de barras da multa de trânsito manualmente ou por meio da leitora de código de barras e confirmar o pagamento. Até a data de vencimento, a multa pode ser paga com 20% de desconto.

 

Benefícios do SNE

Conheça abaixo os benefícios de usar o SNE.

condutor

  • Descontos de até 40% nas multas de trânsito*
  • Facilidade no pagamento
  • Comodidade e mobilidade no acesso ao sistema e no acompanhamento das notificações

veículo

  • Todos os seus veículos podem ser cadastrados
  • Possibilita inserir ou excluir os veículos a qualquer tempo

notificação

  • Exibe todas as notificações detalhadas dos veículos cadastrados, na tela ou arquivo que poderá ser impresso
  • Permite o usuário indicar o real infrator daquela notificação

infração

  • Permite o usuário solicitar o documento com código de barras da infração ou apenas copiar o código para pagamento
  • Facilita o pagamento da notificação, inclusive em dispositivos móveis
  • Possibilidade de foto da infração
  • Acompanhamento do status da infração

* Condicionado a adesão ao SNE dos órgãos autuadores

É simples, prático e seguro. Acesse via WEB ou APP mobile e tenha informações de infrações do seu veículo a qualquer momento e lugar.

FAÇA SEU CADASTRO!

 

Fonte: https://www.sjc.sp.gov.br/noticias/2019/abril/23/condutores-podem-ter-desconto-de-40-no-pagamento-de-multas/
           https://servicos.serpro.gov.br/sne/

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.